Escolha + Responsável

O Desafio em que todos nós temos um papel a desempenhar

As alterações climáticas são o grande desafio do século XXI. O IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) declarou como prioridade global evitar a subida da temperatura em 1,5º C, que se poderá verificar até 2050, caso não haja uma diminuição considerável do impacte ambiental de origem antropogénica.

Como queremos contribuir de forma responsável e transparente?

O projeto TriFootFood tem como principal objetivo disponibilizar informação sobre a pegada de carbono (Kg CO2 eq/ dose) aos nossos clientes permitindo-lhes fazer escolhas mais informadas, ambientalmente mais responsáveis e assim diminuir a Pegada de Carbono (PC) do seu consumo alimentar.

A PC é calculada tendo como base uma metodologia científica que compreende um conjunto de pressupostos validados à luz do conhecimento atual, validada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – enquanto parceira do projeto, com a finalidade de ser aplicada a refeições prontas para consumo e comunicadas aos consumidores.

As informações foram obtidas a partir de múltiplas fontes de informação credíveis e atuais (desde artigos científicos a bases de dados resultantes de Avaliações de Ciclo de Vida (ACV), como a Ecoinvent, a Agribalyse, a “The Big Climate Database” – CONCITO e a “Environmental footprints of food products and dishes in Germany” – IFEU). Considerou-se como ponto de corte a informação farm to store.

Para testar e maturar a metodologia desenvolvida foram conduzidos pilotos em dois planos de ementas, a partir das quais foi possível calcular a PC dos pratos disponíveis e selecionar a “Escolha mais Responsável” dentro da oferta diária, que consistia na opção da refeição com menor pegada, por comparação. Posteriormente conduziu-se uma análise pormenorizada onde se identificou a PC mais elevada das opções da “Escolha mais Responsável” (0,612 KgCO2 eq/dose) e calculou-se a média da PC de todos os pratos (1,362 KgCO2 eq/dose) tendo-se excluído os outliers (10,291 KgCO2 eq/dose e 8,478 KgCO2 eq/dose). Dada a ausência de um gold standard em relação à definição de intervalos/”scores”, realizou-se um benchmarking sobre diferentes metodologias e critérios atualmente utilizados por diferentes entidades, tendo-se constatado a existência de várias diferenças entre si. Findada a análise do benchmark cruzaram-se os elementos obtidos com a PC das ementas piloto, tendo-se definido assim o nosso score com base em KgCO2 eq por dose servida, em 3 níveis: Melhor Escolha, Escolha Razoável, Repensar, que dizem respeito a < 0,7 KgCO2 eq/dose; 0,7-1,5 KgCO2 eq/dose; >1,5 Kg CO2 eq/dose e que resultaram da soma de 0,1KgCO2 eq aos resultados obtidos nas ementas piloto, acomodando eventuais variações entre ementas e capitações encontradas nos vários clientes.

Tendo em conta os pressupostos definidos, e toda a dinâmica científica e legislativa nacional e internacional associada a tema, reconhecemos a importância de se continuar a investir na pesquisa constante e na atualização de base de dados, bem como na melhoria contínua da comunicação da informação, garantindo progressivamente dados mais atualizados e robustos, para escolhas cada vez mais informadas.

Consideramos que a ferramenta proposta é fundamental para a transparência da cadeia de valor da Trivalor na área alimentar e promove uma comunicação responsável, facilitando e mobilizando a interação com clientes e consumidores, conferindo um ainda maior valor acrescentado ao serviço prestado, adicionando a componente ambiental às já desenvolvidas nutricional e económica.  

Como comunicamos a Pegada de Carbono nas nossas ementas? Conheça o nosso Score.
Melhor Escolha

Pratos com Pegada de Carbono inferior ou igual a 0,7 KgCO2 eq.

Escolha Razoável

Pratos com Pegada de Carbono superior a 0,7 KgCO2 eq e igual ou inferior a 1,5 KgCO2 eq.

Repensar

Pratos com Pegada de Carbono superior a 1,5 KgCO2 eq

O score apresentado no âmbito do presente piloto encontra-se em validação.