As ervas aromáticas apresentam vários benefícios para a saúde e são um excelente substituto do sal, conferindo sabor, aroma e cor às refeições. Mesmo em espaços de pequenas dimensões, é possível cultivar diversas ervas aromáticas. O mais importante é adaptar a sua escolha às condições ambientais e à época do ano em que cada espécie melhor se desenvolve.
QUAIS SÃO AS ESPÉCIES MAIS INDICADAS PARA CULTIVAR EM CASA?
Cebolinho, Salsa, Coentros, Alecrim, Manjericão, Hortelã, Erva-doce, Erva-cidreira.
COMO INICIAR A SUA HORTA EM VASOS?
1 – LUZ: Escolha um local com boa exposição solar.
2 – VASOS Utilize um vaso com furos na base e um pequeno prato sob o mesmo, para que a água em excesso não fique retida.
3 – SUBSTRATO Antes de colocar o substrato universal, coloque um material de drenagem na base do vaso, como por exemplo a argila expandida, pequenas pedras ou pedaços de telha, de forma a não entupir os furos.
4 –SEMEAR E PLANTAR – Se for semear faça um buraco na terra 3 vezes maior que o tamanho da semente. Tape e regue. Se for plantar, transplante-a com cuidado para não danificar as raízes cubra com um pouco de terra e regue.
5 – REGAR Regue, pelo menos, a cada 2 dias. Deve manter o solo húmido, mas não encharcado. As raízes das plantas necessitam respirar, e se ficarem debaixo de água durante muito tempo podem apodrecer.
SABIA QUE…
O consumo de sopa é um dos responsáveis pela ingestão excessiva de sal na alimentação portuguesa? A recomendação de sal adicionado é cerca de 5g por dia, o que equivale apenas a uma colher de chá.
DICA PONTO: Utilize ervas aromáticas como substituto do sal nas suas confecções, quer seja em saladas, sopas, marinadas, carnes, peixes ou acompanhamentos. Também pode utilizá-las para aromatizar bebidas, como chás, infusões ou águas