Ajudar quem precisa, faz bem a quem dá e sobretudo a quem recebe. Ajudar é ser generoso, é dar um bocadinho do nosso tempo e oferecer amizade a quem está pior do que nós.
Para ajudar não precisa de ir muito longe, pode começar pelo seu prédio, rua ou bairro, aqui ficam algumas ideias:
Coloque papéis no elevador ou na entrada do seu prédio a oferecer ajuda aos mais idosos, como ir buscar as compras ao supermercado, farmácia ou até para levar os cães a passear.
Faça uma fornada de bolinhos e distribua pelos vizinhos que estão sozinhos em casa.
Se sabe quem tem vizinhos que estão sozinhos, escreva postais ou mensagens e ponha debaixo da porta. Para quem está sozinho esta situação acaba por ser mais complicada, não os abandone.
Se na entrada do prédio tem vasos com plantas, escolha a mais alta e encoraje os vizinhos a colocarem mensagens positivas, não imagina o poder que tem oferecer esperança e otimismo.
Crie uma página no Facebook para a vossa rua ou bairro, convide os vizinhos a aderir e partilhem receitas, ideias, os aniversários etc.
Se tiver alguma casa que não esteja a utilizar porque não disponibiliza-la na plataforma https://www.acolheumheroi.pt/ ?
Existem também várias organizações que distribuem comida e que precisam sempre de uma mão extra. Contacte a http://www.solidariedade.pt/ para saber quais as que precisam de ajuda. Na área de Lisboa pode sempre contactar o Banco Alimentar e a Comunidade Vida Paz, entre outras.