Com umas pequenas mudanças nos nossos hábitos diários, estamos a participar na preservação da natureza e a poupar os recursos do Planeta.

Produtos sem BPA

Amamentar o seu bebé, além de o tornar mais saudável e resistente a doenças, está também a prevenir possíveis alergias e futuros problemas de obesidade. Se não tiver essa possibilidade, escolha biberões que não contenham bisfenol A. BPA é um produto químico industrial usado para fazer certos plásticos e resinas desde 1960. Procure produtos rotulados sem BPA. Se um produto não estiver rotulado, lembre-se de que em alguns, mas não todos, os plásticos marcados com os códigos de reciclagem 3 ou 7 podem ser feitos com BPA.

Escolha fraldas ecológicas ou reutilizáveis

Comece desde cedo com novas escolhas. Se tiver possibilidade, opte por este tipo de fraldas, já que as descartáveis têm um impacto enorme no meio ambiente.

Opte por produtos naturais

Escolha roupas de algodão e produtos de higiene feitos com produtos naturais, e sempre com o mínimo packaging possível.

Mais vegetais e frutas

Aposte deste cedo na alimentação do seu filho com mais vegetais e frutas e menos açúcar e sal. Hoje em dia, já encontra disponíveis vários produtores e quintas que entregam o seu cabaz em casa com produtos biológicos.

Faça em casa

Cozinhe alguns produtos, como iogurtes simples, granola em que pode escolher os cereais que pretende, pão, bolos e bolachas, gelatinas e até mesmo compotas. Assim além de controlar o açúcar que contêm, diminuir o lixo que produz.

Prepare os lanches em casa

Pode deixar tudo pronto de véspera e de manhã é só colocar na lancheira para o seu filho levar para a escola. Se o habituar desde cedo a lanches de fruta ou alguns legumes frescos, está a contribuir para eles serem uns adultos mais saudáveis. Não se esqueça de colocar uma garrafa de água reutilizável.

Ensine-o a reciclar

Façam a separação do lixo. Se tiver um pequeno jardim, porque não fazer um composto? Já existem à venda caixas próprias para o efeito.

Brinquedos de plástico, não!

Opte por comprar brinquedos feitos em madeira e massa de papel em vez do plástico. Existem imensas opções como jogos, puzzles e até casinhas de bonecas. A marca portuguesa Edicare tem uma oferta bastante diversificada.

Contacto com a natureza

Leve o seu filho desde cedo para a natureza. Se aprender a respeitar e compreender a natureza desde criança, de certeza que a irá tratar bem quando for adulto. Passeios no jardim, férias no campo, fazer mini hortas em casa, o importante é o contato com a terra, ver as plantas e a vida selvagem.

Faça caminhadas

Leve-o a passear a pé. Cá está um bom hábito para se adquirir desde cedo. Pode ser ao jardim mais perto ou mesmo parar o carro e fazer uma caminhada.

Share This