Não é novidade para ninguém que a base para a nossa saúde é uma boa alimentação. Comer alimentos da estação, frescos e biológicos, vão ajudar a construir um caminho saudável e energético. No entanto, também é necessário termos uma preocupação ambiental, que pode começar por consumirmos os alimentos conscientemente, evitando o desperdício de comida e ainda poupando dinheiro. Sigam as nossas sugestões e façam a vossa parte para termos um mundo melhor!
Fazer uma lista de compras
Quantas vezes já compraram um alimento que já tinham em casa? Ao comprarem apenas o que precisam, vão poupar na conta do supermercado e vão ter a certeza que estão a consumir produtos frescos e naturais.
Atenção à data de validade
É algo que passa despercebido, principalmente quando temos ideia de usar esse alimento brevemente. No entanto, muitas vezes por distração, quando o vamos cozinhar já não está em perfeitas condições.
Limpeza dos alimentos
Depois das compras, lavem bem as frutas, legumes e verduras e guardem tudo limpo e seco, de preferência em sacos fechados. Se encontrarem alguns que estejam tocados ou maduros demais, ponham de parte e façam um sumo natural cheio de vitaminas e nutrientes. Se tiverem uma horta, também podem aproveitar essas partes para adicionar ao vosso composto e promover um solo saudável e rico em nutrientes.
Ementa diária ou semanal
Talvez fazer no início da semana a ementa para todos os dias seja complicado, mas tentem analisar o que têm em casa, dando sempre preferência aos alimentos que estão quase a passar a data de validade e que têm em maior quantidade.
Congelar
Compraram a mais do que precisavam? Ou cozinharam muita quantidade? Então congelem o que não vão consumir. Devido às baixas temperaturas, essa refeição vai durar mais tempo e poderão utilizar, por exemplo, num dia que não tenham tempo para cozinhar.
Criatividade na cozinha
Sobrou comida, mas não o suficiente para outra refeição? Têm vários “restos” no frigorífico? Que tal criarem ou reinventarem uma receita?
Utilizar o alimento a 100%
Comer a casca da fruta (se for biológica) ou utilizá-la juntamente com os talos das verduras ( biológicos) são uma boa opção para fazer sumos, e excelentes exemplos de como não desperdiçar nada na cozinha.