Não é novidade para ninguém que a base para a nossa saúde é uma boa alimentação. Comer alimentos da estação, frescos e biológicos, vão ajudar a construir um caminho saudável e energético. No entanto, também é necessário termos uma preocupação ambiental, que pode começar por consumirmos os alimentos conscientemente, evitando o desperdício de comida e ainda poupando dinheiro. Sigam as nossas sugestões e façam a vossa parte para termos um mundo melhor!

Rapariga às compras no supermercado

Fazer uma lista de compras

Quantas vezes já compraram um alimento que já tinham em casa? Ao comprarem apenas o que precisam, vão poupar na conta do supermercado e vão ter a certeza que estão a consumir produtos frescos e naturais.

Atenção à data de validade

É algo que passa despercebido, principalmente quando temos ideia de usar esse alimento brevemente. No entanto, muitas vezes por distração, quando o vamos cozinhar já não está em perfeitas condições.

Limpeza dos alimentos

Depois das compras, lavem bem as frutas, legumes e verduras e guardem tudo limpo e seco, de preferência em sacos fechados. Se encontrarem alguns que estejam tocados ou maduros demais, ponham de parte e façam um sumo natural cheio de vitaminas e nutrientes. Se tiverem uma horta, também podem aproveitar essas partes para adicionar ao vosso composto e promover um solo saudável e rico em nutrientes.

Taça com feijão verde a serem lavados
Legumes numa tábua de madeira

Ementa diária ou semanal

Talvez fazer no início da semana a ementa para todos os dias seja complicado, mas tentem analisar o que têm em casa, dando sempre preferência aos alimentos que estão quase a passar a data de validade e que têm em maior quantidade.

Congelar

Compraram a mais do que precisavam? Ou cozinharam muita quantidade? Então congelem o que não vão consumir. Devido às baixas temperaturas, essa refeição vai durar mais tempo e poderão utilizar, por exemplo, num dia que não tenham tempo para cozinhar.

Criatividade na cozinha

Sobrou comida, mas não o suficiente para outra refeição? Têm vários “restos” no frigorífico? Que tal criarem ou reinventarem uma receita?

Utilizar o alimento a 100%

Comer a casca da fruta (se for biológica) ou utilizá-la juntamente com os talos das verduras ( biológicos) são uma boa opção para fazer sumos, e excelentes exemplos de como não desperdiçar nada na cozinha.

Temperar legumes com azeite
Share This