“Precisamos do tônico da natureza”, disse Henry David Thoreau. “O oceano, as montanhas, os desertos, um bosque – todos contêm a “magia” necessária para restaurar a energia radiante de uma mente em stress. A natureza com a sua força infinita tem poderes notáveis para restaurar a vitalidade. Um banho em águas puras de um riacho, os pés descalços na terra, ou dormir junto a uma árvore milenar. Existem bons remédios que podem ser encontrados na natureza.”
A palavra “stress” pode significar muitas coisas. Na maioria das vezes, refere-se à resposta do sistema nervoso simpático conhecida como “luta ou fuga”. Uma onda inter-conectada de neurotransmissores e hormonas do stress cujo resultado principal é uma explosão de energia, que teria sido crucial para ajudar os nossos antepassados a lutar ou fugir de ameaças mortais como grandes feras. Mas hoje em dia muitas das nossas queixas diárias de saúde resultam de estarmos em constante modo “luta ou fuga” e não o suficiente em modo “relaxar e reparar”.
Quando damos ao nosso corpo a oportunidade de relaxar, damos-lhe a oportunidade de cuidar da suas tarefas de manutenção, e assim, ajudar numa série de problemas comuns do sistema nervoso incluindo ansiedade, ataques de pânico, hiperatividade e insónias.
Para além de rotinas como meditação, ioga ou contacto direto com a natureza, as grandes aliadas que temos para tonificar o sistema nervoso e induzir o modo “relaxar e reparar” são as ervas medicinais, que oferecem uma ajuda fabulosa para acalmar o sistema nervoso-endócrino.
Calmantes e inspiradoras, as plantas nervinas são aquelas que vão acalmar e ao mesmo tempo elevar o espírito, apropriadas para qualquer hora do dia
Mellissa Oficinallis
Mais conhecida pelo seu nome comum, Erva Cidreira, é uma planta calmante mas não sedativa, os seus efeitos são muito rápidos a nível cognitivo e de humor, demoram apenas uma hora a sentir-se. Reforça o cérebro e a sua resistência ao stress/choque.
Albizia Julibrissin
Chamam-lhe a árvore da felicidade coletiva, vem da medicina tradicional chinesa (TCM), apesar das suas flores cor-de-rosa, cresce como uma (linda) erva daninha no ocidente. Ainda mais rápida na sua ação, melhora e acalma o humor de forma quase imediata. É apropriada para ansiedade, depressão, insónia, tristeza e tensão emocional.
Avena Sativa
Sabia que há mais na planta da aveia, para além dos seus famosos “flocos de aveia”. A planta da aveia é nutritiva em casos de debilidade por ansiedade e fadiga. As partes áreas são usadas em chá, extratos ou suplementos para “alimentar” o sistema nervoso, especialmente quando está sob stress. É muito usada nos casos de debilidade e exaustão nervosa.
Hypericum Perforatum
Denominada Erva-de-são-joão ou Hipericão, é a mais famosa erva no combate à depressão leve a moderada. No entanto, esta é uma visão limitada de uma erva incrível. Uma planta que prospera sob a luz solar intensa e traz a energia solar para as misturas, o seu efeito é comparado a beber um gole de sol. Na antiguidade, protegia contra os espíritos malignos – em tempos modernos, pensamentos sombrios, pesadelos e hipersensibilidade à energia negativa dos outros.
Esta informação, não pretende substituir uma avaliação ou tratamento médico. Se sentir sintomas de depressão, procure ajuda de um médico.
por
Diana Bastos
Botanical designer
Erva Moura
instagram.com/erva.moura