Sabia que as cores das frutas e legumes estão frequentemente relacionadas com os nutrientes e os fitoquímicos que contêm?

“O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos, desde 1981​, a 16 de outubro. Foi também neste dia que, muitos anos antes (em 1945), se fundou a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, mais conhecida por FAO

A sua missão é aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, trabalhando globalmente para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e a segurança alimentar. Mais de 820 milhões de pessoas não têm alimentos suficientes e a emergência climática é uma ameaça crescente à segurança alimentar. Em contrapatida, dois mil milhões de homens, mulheres e crianças têm sobrepeso ou são obesos, o que torna premente a ação da FAO e a concretização dos seus objectivos.

As atividades desenvolvidas em mais de 150 países têm feito do Dia Mundial da Alimentação um dos dias mais celebrados do calendário da ONU. Governos, ONGs, Empresas e Associações promovem a consciencialização e sensibilização para aqueles que sofrem de fome e para a necessidade de garantir uma alimentação equilibrada para todos.​

2021 é o Ano Internacional das Frutas e Legumes (IYFV), que é também o tema deste ano para o Dia Mundial da Alimentação. Pretende-se que seja um marco definitivo para a melhoria da produção alimentar equilibrada e sustentável (através da inovação e da tecnologia) e para a redução das perdas e desperdícios alimentares. Associe-se a esta iniciativa e faça parte deste movimento: as grandes transformações começam com pequenas ações! Nós damos uma ajuda na escolha das frutas e dos legumes 😊”

Roxo/Azul

Propriedades antioxidantes que podem reduzir os riscos de cancro, AVC e doenças cardíacas.

Exemplos: Beterraba, couve-roxa, beringela.
Amora, mirtilo, uva roxa, ameixa.

Vermelho

Pode ajudar a diminuir o risco de cancro e a melhorar a saúde do coração.

Exemplos: Malagueta, pimento vermelho, rabanete, tomate.
Maçã vermelha, cereja, framboesa, morango, melancia.

Laranja/Amarelo

Contêm carotenóides que ajudam a manter os olhos saudáveis.

Exemplos: Cenoura, abóbora, batata-doce.
Damasco, toranja, limão, manga, melão, nectarina,
Laranja, papaia, pêssego, ananás.

Castanho/Branco

Fitoquímicos com propriedades antivirais e antibacterianas,
bem como potássio.

Exemplos: Couve-flor, cebolinho, alho, gengibre, alho francês, cebola.
Banana, jaca, pêssego branco, pêra.

Verde

Contêm fitoquímicos com propriedades anti-cancerígenas. Exemplos: Espargos, feijão verde, brócolos, couves, pepino, alface, ervilhas, espinafres Maçã verde, abacate, uva verde, kiwi, lima.
Share This