Numa situação de isolamento, é importante garantir a disponibilidade de alimentos, que permita assegurar as necessidades alimentares de cada indivíduo. De acordo com as últimas recomendações da DGS, sugerimos-lhe como elaborar um kit Alimentar para um período de isolamento de 2 semanas. As recomendações são feitas por pessoa! Não se esqueça que, de acordo com a composição do agregado familiar, estas quantidades devem ser ajustadas.
- Alimentos para refeições intercalares (pão, cereais de pequeno almoço, flocos de aveia ou tostas) = 1kg.
Poderá ainda optar por comprar farinha e fazer o seu próprio pão. Também o poderá congelar, caso disponha de capacidade de armazenamento. - Acompanhamentos para refeições principais (arroz, massa, couscous, quinoa, batata) = 3kg
- Hortícolas variados = 2,5Kg.
Os hortícolas recomendados são os que possuem maior durabilidade, entre os quais se encontram a cenoura, cebola, courgette, abóbora, brócolos, couve-flor, feijão-verde e alho. Os hortícolas de folha verde e o tomate, também poderão fazer parte da lista de compras, mas em menor quantidade e deverão ser consumidos nos primeiros dias da quarentena. Mediante a capacidade de armazenamento os produtos hortícolas congelados são uma excelente alternativa! - Fruta variada = 3kg
Frutas como a maçã, pera, laranja e tangerina são as que apresentam maior durabilidade. Outras variedades poderão ser também adquiridas mas em menor quantidade, evitando o desperdício. - Leite = 3 Litros | Queijo = 600g | Iogurtes =14 uni.
Não se esqueça que a aquisição dos lacticínios, em particular dos iogurtes, deverá sempre depender da capacidade de armazenamento no frigorífico! - CARNE E PEIXE = 2Kg (congelado ou fresco)+ 6 latas de pescado em conserva OVOS = 6 unidades.
Os ovos não necessitam de ser armazenados no frigorífico. Poderão ser conservados num local fresco ao abrigo da luz solar. - Leguminosas = 1kg (em conserva) OU 350g (secas).
As leguminosas têm proteínas de elevada qualidade, podendo em algumas refeições ser alternativos à carne, pescado e ovos. - Outros: Inclua alguns FRUTOS OLEAGINOSOS como nozes, amêndoas ou avelãs.
Consumidos com moderação (cerca de 30g por dia) são uma excelente opção para os snacks!
NOTA: A água da rede pública é adequada para consumo! Pode assim ser um produto a
economizar no seu carrinho de compras.