Sabias que as cores das frutas e dos legumes estão muitas vezes relacionadas com os nutrientes e antioxidantes que possuem?

siga-nos!
Sabias que as cores das frutas e dos legumes estão muitas vezes relacionadas com os nutrientes e antioxidantes que possuem?
Este é o tema deste ano para o Dia Mundial da Alimentação.
Sabia que a castanha é um dos alimentos que mais contribui para o seu bem-estar?
A Castanha é um fruto particularmente rico do ponto de vista nutricional. Apesar de pertencer ao grupo das oleaginosas, como as amêndoas, avelãs ou as nozes, a castanha tem um teor mais reduzido de gordura (1,1g de gordura por 100g) não tendo, por isso, um valor energético tão elevado quando comparada com outros frutos da mesma família (100g de nozes têm cerca de 689 kcal e 100g de amêndoas fornecem cerca de 619 kcal).
Constituída maioritariamente por hidratos de carbono que permitem o desenvolvimento da flora intestinal, o alto teor de fibra das castanhas estimula a presença de bactérias probióticas benéficas para o intestino, contribuindo também para a regulação dos níveis de colesterol e da resposta de insulina. Quando comparadas com batatas, as castanhas possuem cerca do dobro da quantidade de amido e são mais ricas em fibra (6g/100g), o que acaba por proporcionar uma saciedade mais duradoura e contribui para o controlar do apetite. Além disto, e por serem pobres em sódio, podem ser consumidas por pessoas com hipertensão ou que têm muita tendência para retenção se líquidos e também são uma boa alternativa para celíacos, já que não contêm glúten.
Como é bastante rica em minerais, a castanha ajuda a fortalecer o cérebro e a melhorar todas as funções intelectuais.