Ingredientes:
- 450g de farinha de trigo
- 120ml de leite meio gordo
- 60g de açúcar amarelo
- 70g de manteiga
- 1 ovo pequeno
- 1 gema de ovo
- 25g de fermento fresco
- 20ml de aguardente
- 30ml de vinho do Porto
- Casca de 1 limão
- 1 pitada de sal
- 50g de passas de uva
- 50g de amêndoas
- 100g de nozes
- 30g de pinhões
- 24 castanhas
- Sal q.b.
- Erva doce qb.
Modo de preparação:
- Dissolver o fermento no leite morno com um pouco de farinha e deixar levedar até ver que se formam bolhas e o volume aumentar ligeiramente.
- Colocar a restante farinha num recipiente grande e fazer um buraco no meio, colocar a raspa de um limão, a erva-doce, a manteiga derretida, o fermento, o vinho do Porto, água ardente, 1 ovo pequeno, açúcar amarelo e amassar bem até obter uma massa que se solte das mãos, tapar com um pano e deixar levedar até dobrar de volume.
- Entretanto cozer as castanhas em água temperada com sal e erva doce. Partir aos pedaços e reservar.
- Amassar de novo para retirar o ar à massa, adicionar os frutos secos, nomeadamente as passas, as nozes, pinhões e amêndoas (deixando alguns para decoração), bem como metade das castanhas. Envolver bem todos os ingredientes.
- Estender a massa em forma de uma rosca e colocar num tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Decorar com as restantes castanhas e frutos secos.
- Num recipiente, misturar uma gema de ovo com duas colheres de leite, pincelar a rosca e deixar levedar de novo. Quando tiver duplicado de volume, colocar no forno a 180º por uns 20 a 30 minutos ou até estar cozido.
Dica: Pode substituir a erva-doce por outra especiaria do seu agrado, tal como canela ou anis.